Visita guiada à Aparecida
- Marcela Garcia
- 7 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Neste final de semana estivemos em Aparecida para um passeio diferente: fazer a visita noturna guiada à Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A Basílica é a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro (Vaticano!). Em 2017, ano comemorativo dos 300 anos do encontro da imagem, a Basílica recebeu número recorde de fiéis: 13 milhões! No entanto, essa visita noturna ainda é desconhecida para muitos, por isso vim falar sobre ela no blog, pois é imperdível!
Nós fomos com um casal de amigos na sexta após o almoço e retornamos no final da tarde de sábado. O nosso principal objetivo era fazer a visita guiada, que ocorre de segunda a sexta às 19h, exclusivamente aos hóspedes do Hotel Rainha do Brasil e Pousada do Bom Jesus - que são os hotéis da Diocese na cidade. Nós nos hospedamos na Pousada do Bom Jesus, um edifício centenário, extremamente bem conservado, acomodação oficial do Papa quando em visita - já hospedou Papa Francisco, Bento XVI, São João Paulo II, e até Madre Paulina. A pousada conta com restaurante (e tem a opção de regime de café, meia pensão ou pensão completa), uma capela e um seminário em funcionamento, além de fornecer transporte em van para o Santuário e também cartão de passe livre ao estacionamento.
Algumas fotos da Pousada do Bom Jesus:




Nosso quarto (enorme, adoro!):






A visita guiada foi maravilhosa. Às 19h, hora de início da visita, o número de visitantes cai drasticamente e temos o Santuário praticamente vazio e muito silencioso, o ambiente perfeito para caminhar apreciando as obras de arte com toda a explicação dada pela guia. Falando na guia, tivemos o prazer de ter a Zenilda como nossa guia, ela é a responsável por esse projeto da visitação noturna e conviveu por mais de 10 anos com o Cláudio Pastro, artista plástico sacro responsável pelas obras da Basílica, e nos conta ao longo do percurso (que dura aproximadamente duas horas) todos os detalhes e segredos das obras e da arquitetura do local. A visita termina na Capela do Santíssimo, todos do grupo de mãos dadas rezando um Pai Nosso e uma Ave Maria.
Algumas fotos de nosso passeio e da Basílica:









Nossa guia Zenilda falando sobre a porta principal do Santuário.



Após a visita, retornamos ao hotel e jantamos lá mesmo (vejam que lindo ele estava iluminado, quando retornamos).

No dia seguinte, fizemos o checkout e fomos para a Basílica novamente, percorremos a passarela e chegamos até a Igreja antiga (belíssima), onde a imagem da Santa ficou por alguns anos após ser encontrada. Voltamos para a Basílica maior, assistimos à missa das 12h e subimos até a cúpula. A "subida" é feita de elevador (R$ 10,00 por pessoa), e lá em cima encontramos uma espécie de museu, com informações sobre a cúpula e sobre a construção e arquitetura da Basílica, além do visual aéreo da igreja, um espetáculo.







Saímos de lá por volta das 14h e almoçamos em um restaurante em Quiririm, distrito vizinho à Taubaté que têm vários restaurantes charmosos para almoçar!
Espero que tenham gostado, nós adoramos!